sábado, 26 de maio de 2012

BIOLOGIA BOTÂNICA- RESUMO

A Botânica é a ciência que estuda as plantas e algas em todos os seus aspectos, entre eles físicos, morfológicos, ecológicos, evolutivos, entre outros. Os primeiros estudos botânicos escritos são datados por volta de 300 a.C, entre eles estão dois grandes tratados que serviram de estudo para os primeiros estudiosos, como o de Teosfato: “Sobre a História das Plantas” e “Sobre as Causas das Plantas”.
Esses tratados contribuíram muito para a ciência botânica durante a antiguidade e a Idade Média. Quem os escreveu foi o médico e escritor romano Dioscórides, o qual fornece importantes evidências sobre o conhecimento das plantas entre gregos e romanos.

Mais tarde no século XVI foi a vez do alemão Otto Brunfels que publicou uma obra chamada Herbarium, a qual dava informações precisas sobre algumas espécies de plantas , em 1665 Robert Hooke com a ajuda de um microscópio primitivo descobriu células em cortiça, e pouco tempo depois em tecidos vegetais vivos, assim tornando possível o estudo das células das plantas, o que gerou grandes descobertas.  
Posteriormente Lineu propôs a nomenclatura binomial para identificação de várias espécies de seres vivos, entre eles as plantas, para classifica-las ele baseou-se na posição e número de estames na flor. Depois dele vieram muitos outros estudiosos que contribuíram e muito para termos um maior conhecimento desses seres vivos.  
Já no Brasil o estudo dos vegetais foi incentivado através da chegada da corte portuguesa, que possibilitou a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1808, por D.João VI. Mas mesmo seu estudo sendo tão antigo, a Botânica só foi reconhecida como ciência em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.  
As plantas são organismos vivos que se encontram em praticamente todos os continentes, são cerca de 350.000 espécies conhecidas, entre elas ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas entre outras. Esses organismos são autotróficos, ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento através de um processo chamado fotossíntese.
 
Esse processo é possível, pois as plantas têm células que incluem organelas especializadas na produção de material orgânico a partir de um material inorgânico e da energia solar. Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência.  
As plantas pertencem a um grande grupo o Reino Plantae o qual foi definido por Lineu, nele além das plantas superiores, se encontram as algas, organismos autotróficos marinhos.  Hoje temos um grande conhecimento sobre as plantas, o qual está tão avançado que o que estamos estudando são os genes das plantas, caso de plantas que são muito comercializadas como o arroz, trigo, milho e soja, que estão tendo seu genoma seqüenciado. 
Outro organismo que tem sido muito estudado é uma espécie de alga verde unicelular Chlamydomonas reinhardtii,a qual tem sido muito estudada, pois fornece importantes informações sobre a biologia celular. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário